XXVII Semana Acadêmica de História FURB
Narrativas e Usos do Passado: Política, Gênero e Literatura
03 a 07 de maio de 2021
Palestrantes:
Conferência de Abertura (03/05)
A categoria gênero como resistência ao projeto conservador: disputas narrativas.
Profa. Dra. Joana Maria Pedro (UFSC)
Link: https://bityli.com/YxZtb
Conferência
(05/05)
Os direitos sociais e humanos dos trabalhadores no Brasil: uma reflexão.
Profa. Dra. Angela Maria de Castro Gomes (UFF)
Link: https://bityli.com/Vz0L1
Conferência
(04/05)
Imaginar um lugar outro: a urgência de novos sentidos para a escola e o ensino de história.
Profa. Dra. Ana Paula Sampaio Caldeira (UFMG)
Link: https://bityli.com/Eu27d
Conferência de Encerramento (07/05)
História e Literatura: rebelião escrava em páginas de folhetins.
Profa. Dra. Ana Flavia Cernic Ramos (UFU)
Link: https://bityli.com/KD6Au
Outras atividades:
Mesa Redonda (04/05)
Experiências de Professoras no Ensino de História - Profa. Dra. Yomara Feitosa Fagionato, Profa. Joice Brignoli e Profa. Janaina Borgonha Santana.
Link: https://bityli.com/Eu27d
Cine-debate (05/05)
Elas fazem Cinema, documentário intitulado “Ser mulher, um labirinto social”, com a diretora Júlia Ozorio de Abreu (UFRGS) e mediação de Ma. Jéssica Frazão (USP).
Link: https://bityli.com/Vz0L1
Mini-cursos (06/05)
14h30 - História e arqueologia da "cidade global" na Antiguidade
Prof. Dr. Fábio Augusto Morales Soares (UFSC)
Link: https://bityli.com/kWnbU
19h00 - História, Literatura e Gênero: a História da virilidade em questão
Prof. Dr. Evander Ruthieri da Silva (UNILA)
Link: https://bityli.com/SfOhF
Lançamento de livros (07/05)
Sujeitos em isolamento: narrativas desconfinadas, de Profa. Dra. Cíntia Régia Rodrigues (FURB), Profa. Dra. Renata Waleska de Sousa Pimenta (IFSC-Gaspar) e Profa. Dra. Yomara Feitosa Fagionato. Apresentação de Profa. Dra. Cíntia Régia Rodrigues (FURB), Prof. Me. Luiz Cláudio Altenburg (Arquivo Histórico-Indaial) e Profa. Ma. Jaqueline Marquardt.
Link: https://bityli.com/KD6Au
Félix, de Prof. Dr. Ricardo Machado (UFFS).
Link: https://bityli.com/KD6Au
Sobre o evento:
A XXVII Semana Acadêmica de História da FURB acontecerá de 03 a 07 de maio/2021, inteiramente on-line, pelo Microsoft Teams. Sob o tema “Narrativas e Usos do Passado: Política, Gênero e Literatura” conta com as conferencistas Joana Maria Pedro (UFSC), Ana Paula Sampaio Caldeira (UFMG), Ângela Maria de Castro Gomes (UFF) e Ana Flavia Cernic Ramos (UFU). No dia 04 de maio acontecerá a mesa redonda intitulada: “Experiências de Professoras no Ensino de História”, com Yomara Feitosa Fagionatto, Joice Brignoli e Janaina Borgonha Santana. No dia 05 de maio acontecerá o Cine-debate “Elas fazem Cinema”, com o documentário “Ser mulher: um labirinto social”, com a presença da Diretora: Júlia Ozorio de Abreu e mediado por Jéssica Frazão. Além dos minicursos, lançamentos de livros e Simpósios temáticos, com inscrições para comunicações de trabalho até dia 18 de abril, em nosso site.
As relações entre a História e as narrativas constituem-se discussão fundamental nos estudos ligados ao conhecimento histórico e, a partir da compreensão de que a história se escreve, manifestam-se indicativos de sua diferenciação enquanto ciência. Os “usos políticos do passado” são um tema fundamental na reflexão dos historiadores, desde seu engajamento nessa atividade, que pressupõe interrogar as formas das narrativas históricas, a partir da constituição de um discurso verdadeiro a respeito daquilo que foi subtraído pelo tempo à observação humana. O tempo presente requer que revisitemos o passado a partir de suas demandas e exigências, portanto, o estudo sistemático de imagens e atores do passado compõe-se como “referências para imaginar o mundo em que se vive”, articulando política e formas narrativas de escrita histórica vinculadas às experiências humanas no tempo. Justamente por isso temos como temática central de debate na XXVII Semana Acadêmica de História, a discussão acerca de estudos do passado com ênfase no universo de fenômenos políticos, a partir de uma leitura vinculada à atribuição de sentidos por um grupo a uma dada realidade social, em determinado momento e lugar, com destaque para a Política, Gênero e Literatura.